A Lua não é redonda e seu formato vai te surpreender!

A Lua não é redonda e seu formato vai te surpreender!

A Lua não é redonda e seu formato vai te surpreender
créditos da imagem: Vecteezy.com

Você já se perguntou por que vemos sempre o mesmo lado da Lua? Independente do dia, mês ou época do ano, a Lua tem um lado que está sempre voltado para a Terra.

Sabe por que isso acontece? Porque a Lua é oval!

Isso mesmo! A Lua não é redonda como pensávamos, mas sim, ela tem formato de ovo!

A Forma da Lua

A olho nu, a Lua parece ser redonda. Por isso, é natural supor que ela seja perfeitamente esférica, com todos os pontos de sua superfície igualmente distantes do centro, como uma bola. No entanto, não é bem assim. A Lua tem o formato de um esferoide oblato, o que significa que é ligeiramente achatada.

A Lua exibe um leve achatamento dos pólos sendo mais larga no seu equador, mas o mais importante é que o "lado" da Lua que está voltado para a Terra é um pouco maior do que o lado oposto, o que a faz lembrar o formato de um ovo de pássaro, com uma extremidade maior que a outra. Assim, a Lua não é exatamente esférica, embora essa variação em seu formato seja sutil, mas real.

imagem gerada por inteligência artificial DALL-E | site: quantiko.com.br

Esse formato daria à Lua o mesmo “comportamento” de um brinquedo que conhecemos como “boneco joão-bobo ou joão-teimoso”, onde o baixo centro de gravidade, perto da base arredondada do objeto o faz ficar sempre em pé. No caso da Lua, a atração gravitacional entre ela e a Terra seria responsável por manter esse lado “mais pesado” sempre voltado para nós.

| O centro de massa da Lua fica deslocado a 2 km do seu centro geométrico, no hemisfério inferior.

Por que isso aconteceu?

Existe uma hipótese, citada no livro “A Gênese” de Allan Kardec, que diz que a Terra, no período de sua formação, quando ainda não estava resfriada e solidificada, desprendeu de seu equador uma porção de massa que adquiriu um movimento de translação ao redor da Terra, dando assim, nascimento à Lua, cuja massa menor pôde sofrer um resfriamento mais rápido.  

imagem gerada por inteligência artificial DALL-E | site: quantiko.com.br

As leis e as forças que fizeram essa massa se desprender do equador terrestre, e seu movimento de translação neste mesmo plano, agiram de tal sorte que a Lua, em lugar de moldar a forma esferoide tomou a de um corpo ovoide, com o seu centro de gravidade deslocado para o seu hemisfério inferior, voltado para a Terra, fazendo com que este astro conserve sempre a mesma face voltada para nós.

Mas o que a comunidade científica pensa sobre essa hipótese?

Nasa revela nova teoria para formação da Lua

Em 2022 a NASA, através de simulações feitas com um supercomputador, em colaboração com a Durham University, mostrou que a Lua pode realmente ter se formado em poucas horas, após colisão entre um corpo celeste e a Terra, no momento da sua formação (ver artigo publicado aqui no blog Quantiko).

Essa pesquisa, publicada no Astrophysical Journal Letters, corrobora a teoria de que a Lua se formou a partir de material ejetado do nosso próprio planeta, no momento da sua formação e refuta as ideias anteriores que sugeriam que a Lua se formou lentamente ao longo de meses ou anos a partir de detritos.

A Lua tem um papel importantíssimo na vida na Terra, com influência direta no nosso plano físico e extrafisico, que vai desde o controle das marés, até alterações no comportamento humano.

A verdade é que sabemos pouco sobre nosso satélite natural e devemos continuar buscando novas respostas, pois ainda há muito o que se descobrir, principalmente sobre o que há "no lado escuro da Lua" (rsrsrs).

Mas e você? Que outros segredos acredita que a Lua esconde? Deixe aqui os seus comentários.

Até o próximo post!

1 Comentários

  1. Muito interessante essa questão de a lua ter a forma de um ovo, mas nesse caso ela só tem a translação? Acredito que se tivesse a rotação talvez tivesse a forma circular. São respostas que aparecerão aos poucos mas ainda nos deixam intrigados. Muito didático e de fácil compreensão a maneira como apresenta a matéria, parabéns!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem